Ponto de Partida

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM O PONTO DE PARTIDA

Interpretar é um ato de humanidade.
Fernanda Montenegro

 

Em tempos de isolamento, o Ponto de Partida decidiu tapear as distâncias, atiçar os sonhos e oferecer uma Residência Artística online.

Vamos partilhar nossos 40 anos de experiência, nossos processos de criação e produção, a pesquisa que desenvolvemos para um musical brasileiro e a metodologia que sistematizamos – lúdica, plural, centrada no exercício do ator.

Por quê? Porque quando tudo parece escuro, é fundamental renovar os votos. Confirmar que esse ofício singular que nos permite somar à nossa, a vida de tantos outros, é imprescindível para que se conte a história dos homens com beleza, delicadeza, humor, poesia, invenção.

Temos orgulho de nossa profissão. Temos consciência de como é difícil exercê-la e não desistimos nunca. Porque, aconteça o que acontecer, somos, e sempre seremos, gente de teatro.

Também queremos dividir memória e sonhos. As histórias e a emoção de carregar, literalmente, o teatro nas costas. De armar nossa tenda desde as pequeninas cidades, como Andrelândia, em Minas, ou Carajás, no meio da floresta Amazônica, até os teatros mais sofisticados desse país. De ter percorrido ruas, escolas, palcos e as lonjuras da África, Portugal, França, Alemanha, Uruguai.

E, em nossa casa, queremos acolher a sua bagagem, as histórias que você quiser dividir, todas as perguntas que ousarmos perguntar.

 

COMO FUNCIONA

A residência terá a duração de 10 semanas e funcionará com a metodologia de tutoria desenvolvida pelo Ponto de Partida. A diferença é que, agora, os encontros serão mediados pela tecnologia, via Zoom.

Os residentes serão divididos em 4 pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com uma dupla de atores do Ponto de Partida (os tutores) durante duas semanas e, ao fim de cada quinzena, os grupos trocam de tutores. Assim, ao final das 10 semanas, os participantes terão trabalhado, diretamente, com todos os atores da companhia.

Semanalmente, às sextas-feiras, acontecerão encontros de trabalho, de 2 horas, com os músicos e arranjadores Pablo Bertola e Pitágoras Silveira, do Ponto de Partida.

Além dos tutores, os selecionados terão acompanhamento da diretora Regina Bertola e orientações da equipe técnica do grupo: Babaya (voz), Suely Machado (corpo),Tereza Bruzzi e Alexandre Rousset (figurino e espaço cênico).

Também fazem parte do programa conversas coletivas sobre a história do grupo, seu modelo de gestão e produção, princípios de iluminação teatral e uma visita virtual à Estação Ponto de Partida, sede do grupo em Barbacena.

Desde os primórdios, o grupo convidou pessoas e artistas para construir, coletivamente, um processo de formação integral e diversificada. Essa é uma prática em nossa vida e também será dividida nessa residência.

Assim, a cada semana, os residentes e o público interessado terão encontros, ao vivo, com um convidado especial, através do Instagram do grupo.

Confira o time:
Aderbal Freire Filho, Cacá Carvalho, Ronaldo Fraga, Silvero Pereira, Tião Rocha, Babaya, Suely Machado, Wagner Moreira, Alexandre Rousset, Tereza Bruzzi e Regina Bertola.

 

INSCRIÇÕES

De 24 de junho, até às 23:59h do dia 4 de julho de 2020.

 

PRÉ-REQUISITOS

- Querer muito.

- Ser uma atriz ou um ator com ganas de enfrentar os “deslimites” da sua humanidade. Que esteja disposto a se exercitar para tomar posse dos signos e dos significados, da palavra, do canto, da voz, do gesto, do espaço, da luz, da encenação, da dramaturgia, da produção, da sua relação com o público.

- Que se reconheça cidadão planetário, comprometido com seu tempo, sua gente, seu território, mas com a coragem e a loucura suficientes para habitar o encantado e saltar, asas abertas, por sobre os sonhos.

- Ter experiência como atriz/ator

- Ser maior de 18 anos.

 

CONDIÇÕES

- A residência é gratuita.

- Os inscritos devem ter total disponibilidade para as datas e horários previstos.

- É compromisso do selecionado comparecer a todos os encontros online.

 

VAGAS

O Ponto de Partida oferecerá 12 vagas para atrizes e atores, com endereço em qualquer parte do mundo, desde que falem português.

 

DATAS E HORÁRIOS DAS ATIVIDADES

A Residência Artística acontecerá de 20 de julho a 25 de setembro de 2020.

Os encontros e exercícios dos residentes com o Ponto de Partida acontecerão de segunda a sexta, de 14h às 16h, via plataforma Zoom.

Os encontros ao vivo, com os convidados especiais, também abertos ao público, acontecerão todas as terças, às 20h, no @pontodepartida.

Não haverá programação aos sábados e domingos.

 

PARA PARTICIPAR

- Preencha, com cuidado, a ficha de inscrição. E responda, pra valer, as perguntas do questionário em anexo.

- Anexe no campo “link para o video texto” um vídeo simples, caseiro, interpretando um texto de sua escolha, gravado especialmente para essa seleção, com duração máxima de 2 min.

- Anexe no campo “link para vídeo música” um vídeo simples, caseiro, cantando uma música que goste, gravada especialmente para essa seleção.

- Em respeito aos protocolos de saúde e distanciamento social, você deve cantar à capela ou com playback ou se acompanhar ou ser acompanhado por um instrumentista que more com você.

- Os vídeos devem ser gravados sem edição e devem ser postados nas plataformas YouTube ou Vimeo, em modo público ou não listado e sem senha de acesso.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita por uma Comissão formada por atores, músicos e a direção artística do Ponto de Partida.

Habitualmente, o Ponto faria a seleção em alguns dias, com encontros presenciais e tempo para conversas e abraços.

Devido às circunstâncias, a avaliação será feita apenas pela ficha de inscrição e pelos vídeos. Portanto, seja o mais transparente possível. Solte-se! Divirta-se em suas performances!

Se a Comissão julgar necessário, poderá haver uma pré-seleção e uma segunda chamada.

Os critérios da seleção são de inteira responsabilidade do Ponto de Partida.

 

RESULTADO

A lista dos selecionados será divulgada no dia 9 de julho, no site www.grupopontodepartida.com.br e em nossas redes sociais.

Você não vai querer ficar de fora, não é?
Entre!
A casa é sua!