Ponto de Partida

Meninos de Araçuaí é um coro criado como ação complementar do trabalho educacional do Projeto Ser Criança, mantido no Vale do Jequitinhonha pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG que, pela excelência do seu trabalho, conquistou o reconhecimento internacional e, entre tantos prêmios, o que nomeou seu Presidente, Tião Rocha, Empreendedor Social Brasileiro, em 2007.

Há quinze anos, o Ponto de Partida assumiu o trabalho e a direção artística desse coro. Desde então, os Meninos de Araçuaí se exercitam num processo de formação permanente com o Grupo. Têm aulas de música, percussão, voz, dança e interpretação e trabalham com grandes artistas mineiros. Montaram, com o Ponto de Partida, cinco espetáculos que lotaram plateias por esse mundo afora, apresentaram-se nos espaços mais significativos do Brasil e na França, gravaram dois CDs e um DVD e já dividiram palcos com Gilberto Gil e Milton Nascimento que, desde Ser Minas tão Gerais, está sempre misturado às suas vidas e ao seu trabalho.

Com o dinheiro conquistado com vendas de ingressos e CDs, somado aos recursos de outros parceiros do CPCD, construíram e entregaram a Araçuaí um cinema. E alimentaram da forma mais digna possível, durante três anos, 180 famílias com alimentos arrecadados nos seus espetáculos. Também é consequência dessa parceria a Casa de Morada dos Meninos, em Barbacena, para a qual alguns dos Meninos se mudam para se formar profissionalmente na Bituca: Universidade de Música Popular.

Alan Coelho
Charles Soares
Emily Miranda
Felipe Luiz Ferreira
Felix Henrique
Jamilly dos Santos
João Batista Fernandes Oliveira
Johnny Ferreira
Júnio Alves
Karine Montenegro
Kerliane Pereira
Laynne Barbosa
Luiz Felipe
Luiz Gustavo
Luiza Eugraphio
Marcos Vinicius
Matheus Rodrigues
Michael Douglas
Pitágoras Silveira
Roseane Caldeira
Tamires Fernandes
Thamiris Soares
Thauane Silva
Vitor Manoel
Gleicielle Laurindo
Luna Vaz
Raíssa Moreira
Glaskia Tavares
Gleysla Tavares
Rogaciano Lopes

Educadores: Cleia Celestino e Yuri Hunas
bg_meninos_aracuai